Número de brasileiros na China dobrou em 2005

O aumento – que serve apenas de termômetro do verdadeiro total, já que muitos não se registram – mostra que o mercado de trabalho chinês tem atraído cada vez mais brasileiros, transformando o país em uma nova fronteira para profissionais em busca de emprego no exterior.

São pilotos de avião, engenheiros, arquitetos, modelos, cozinheiros, profissionais da área de turismo, além de uma série de outros que fazem parte de um grupo de cerca de 230 mil estrangeiros que vivem na China atualmente.

No consulado de Xangai, que atende à região de maior atividade econômica do país, o aumento foi ainda maior do que o verificado em toda a China.

"A maioria já chega com um emprego garantido. Há também estudantes de mandarim que encontram emprego ou estágio depois de terem concluído os estudos", explicou Fernanda de Castro Ferret, que trabalha no consulado.

Apesar de concentrados na região mais rica da China, há brasileiros por toda a parte.

"Eles contratam estrangeiros em busca de um olhar diferente, mais criativo", analisou o arquiteto que já havia trabalhado na Espanha.

Em busca desse olhar estrangeiro, as empresas pagam salários mais altos para os profissionais que vêm de fora.

Já no setor da aviação, a explicação para a busca por estrangeiros é diferente.

Enquanto o país desponta como um dos principais compradores de aviões do mundo, não há pilotos formados para comandar a crescente frota.
Nas contas do setor, a China vai precisar de cerca de 10 mil pilotos nos próximos 15 anos.
Parte desse total, terá que vir do exterior, e o Brasil – onde o fechamento da Vasp e da Transbrasil gerou um excedente de mão-de-obra – é um dos países na mira das companhias aéreas.
Bill Zheng é diretor da Huaxun Technology Company, empresa especializada no recrutamento e treinamento de pilotos para companhias chinesas.


"O piloto brasileiro se adapta bem à nossa cultura. A demanda por brasileiros só tende a crescer", disse.
A Shenzhen Airlines, para qual ele presta serviços, tem 22 brasileiros em seus quadros e está, no momento, com vagas abertas para estrangeiros. O salário mensal fica em torno de US$ 7,5 mil.

"O chinês é muito profissional, sério com horários e correto com os pagamentos. São muito amáveis, mas, quando a hora do trabalho termina, cada um vai para o seu lado, não tem muita conversa"

BBcBrasil.com (adaptada)

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB