Brasileiros fazem sucesso com documentário exibido no México.

O cinema brasileiro viveu onze dias de prestígio na Cidade do México durante a quarta edição do DOCSDF, festival internacional de documentários do distrito federal mexicano. Como o Brasil era o país convidado do evento este ano, a participação foi ampla. Além das oito sessões do Ciclo Brasil, uma mostra retrospectiva não competitiva que contou com um curta e um longa por programa, estavam em competição três longas, dois curtas e um média-metragem.
Ao final do evento mais um filme brasileiro ganhou espaço na grade de exibição, As Cartas da Praça de Santo Domingo, de Tatiana Carvalho e Fernando Resende. Os dois fizeram parte do Reto, ou em português, um desafio proposto pelo festival em que cinco equipes tinham 100 horas para concluir um curta de 10 minutos. O filme foi o único premiado entre os nossos, recebeu uma menção especial do júri, pela sensibilidade e delicadeza ao tratar um tema tão importante para o centro histórico da Cidade do México. O documentário trata de escritores de cartas em uma praça que mantém esta tradição desde o século XIX.
O Brasil esteve representado durante todo o evento, com apresentação presencial em boa parte das sessões da mostra retrospectiva, realizada pela servidora e curadora do Ciclo Brasil, Joana Nin. O gerente internacional da Secretaria do Audiovisual, Pedro Rosa, proferiu uma palestra no DOCSFORUM, assim como o coordenador do DOCTV, Max Eluard, que também fez parte do júri. Orlando Sena foi convidado especial, integrando mesas de debate. A maioria dos filmes brasileiros concorrentes contou com a presença dos realizadores, que participaram intensamente das atividades do festival.
O DOCSDF exibiu cerca de 150 filmes de vários países entre 15 e 24 de outubro, além da mostra dos vencedores, programada para o dia 25. Entre os destaques da programação, uma sessão em praça pública do histórico Que Viva México!, filme mudo de Sergei Eisenstein realizado na década de 1930. A exibição contou com música ao vivo, na participação da banda Nine Rain.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB