No consulado de Xangai, que atende à região de maior atividade econômica do país, o aumento foi ainda maior do que o verificado em toda a China.
Apesar de concentrados na região mais rica da China, há brasileiros por toda a parte.
Em busca desse olhar estrangeiro, as empresas pagam salários mais altos para os profissionais que vêm de fora.
Enquanto o país desponta como um dos principais compradores de aviões do mundo, não há pilotos formados para comandar a crescente frota.
Nas contas do setor, a China vai precisar de cerca de 10 mil pilotos nos próximos 15 anos.
Parte desse total, terá que vir do exterior, e o Brasil – onde o fechamento da Vasp e da Transbrasil gerou um excedente de mão-de-obra – é um dos países na mira das companhias aéreas.
Bill Zheng é diretor da Huaxun Technology Company, empresa especializada no recrutamento e treinamento de pilotos para companhias chinesas.
"O piloto brasileiro se adapta bem à nossa cultura. A demanda por brasileiros só tende a crescer", disse.
A Shenzhen Airlines, para qual ele presta serviços, tem 22 brasileiros em seus quadros e está, no momento, com vagas abertas para estrangeiros. O salário mensal fica em torno de US$ 7,5 mil.
"O chinês é muito profissional, sério com horários e correto com os pagamentos. São muito amáveis, mas, quando a hora do trabalho termina, cada um vai para o seu lado, não tem muita conversa"
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