Braileira ensina português na China

A brasileira Társila Lemos Borges, de 28 anos, mora do outro lado do mundo há três anos, mas mantém contato diário com a cultura de seu país. Formada em Letras, a paulista criada em Cacoal (RO) ensina português a estudantes da Universidade de Pequim, na China.


Coordenadora de um núcleo de cultura brasileira na instituição, Társila conta que há 11 alunos na graduação em língua portuguesa e outros 20 no curso de português optativo. Os motivos para estudar a língua variam entre curiosidade pela América Latina, paixão por futebol e conhecimento de outra língua latina, como espanhol.

Os estudantes, com idades entre 19 e 23 anos, têm interesse em questões sociais do Brasil – por conta das últimas notícias sobre o Rio de Janeiro e de filmes como "Tropa de elite" e "Cidade de Deus" –, fazem perguntas sobre o Carnaval e querem ter aulas de capoeira.

"Fazemos atividades culturais como filmes, palestras sobre o Brasil e tivemos oficinas de capoeira nos dois primeiros anos. A música atraía muita gente, curiosos perguntando o que era aquela dança, de que país eram aquelas pessoas formando aquela roda e cantando aquelas músicas. Realmente, a cultura brasileira encheu os olhos e ouvidos dos chineses com a roda de capoeria", disse ao G1.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB