Brasileiros no exterior e o Itamaraty


O governo brasileiro gasta cerca de R$ 4 milhões por ano com ações de apoio a cidadãos no exterior, a chamada assistência consular a casos de emergências, incluindo guerras e catástrofes. Porém, o departamento consular não pode dar aos brasileiros no exterior um tratamento que eles não teriam direito se estivessem no Brasil.
Na verdade, o Itamaraty procura verificar quem realmente precisa de apoio e autorizar os postos consulares a dar ajuda financeira em casos muito específicos, evitando evidentemente que essas pessoas passem a ficar dependentes do consulado. Mas uma coisa que infelizmente eles não podem ajudar é o caso de translado de corpos, pois isso é um serviço que nem no Brasil é oferecido, logo, no exterior também não será.
Então, não vá morar fora do país achando que terá todas as mordomias, por que não será assim. A vida lá fora não é fácil e você vai ter que lutar bastante pra se estabilizar por lá (se você não for rico, claro!). Pense bem antes de querer realizar esse sonho, pois muitas vezes ele pode se tornar um pesadelo.

2 comentários:

Mariana Silveira disse...

Post de Lay veio trazendo uma chamada pra realidade de se estar fora do país... Nem sempre tudo é uma maravilha. O melhor é fazer sempre tudo de maneira legal.

Romário disse...

Com certeza Mariana. Tem um filme chamado "Jean Charles" que conta a história daquele brasileiro assassinado no metrô em Londres, ele retrata muito bem a real situação do estrangeiro lá fora e é uma excelente pedida!

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB