Profissionais brasileiros no exterior.

Profissionais brasileiros no exterior.

É muito comum ver em vários paises um brasileiro trabalhando, tanto em cargos de menos importância até em cargos de alta responsabilidade.
Várias pesquisas ja foram feitas sobre a quantidade de brasileiros que jà ou estão trabalhando no exterior e qual é o destino favorito. Dentre essas pesquisas, a da MBI Mayer & Bunge Informática, empresa focada na geração de informações sobre e para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), fez um levantamento e ouviu cem profissionais em cem empresas de médio e grande porte, escolhidas aleatoriamente para traçar um comprativo desse mercado entre os anos de 2003 e 2009.
Entre os resultados encontrados, a pesquisa indica que subiu de 23% para 53% o número de pessoas que conhecem algum profissional que foi trabalhar fora do Brasil. Estados Unidos, com 50%, e Canadá, com 18%, continuam sendo o principal destino dos brasileiros, seguidos por Espanha (12%).
Um outro levantamento foi feito, Considerando o que leva as pessoas a quererem trabalhar fora do país, foram avaliados os seguintes fatores: possibilidade de ganhos maiores, realização de estudos, conhecimento de outras culturas e segurança pública. Considerando notas de zero a dez, a pesquisa de 2003 mostrou que o motivo principal era a realização de estudos, com média de 8,8. Na seqüência, a possibilidade de ganhos maiores, com nota de 8,4. Já em 2009, a busca por uma remuneração maior aparece no topo da lista, com 64% de votos, enquanto que oportunidade de crescimento está em segundo lugar, com 58%.
Uma avaliação interessante do presidente do Grupo Impacta Tecnologia, Célio Antunes critica os resultados dessa pesquisa, afirmandque que: ”essa pesquisa demonstra claramente o potencial do Brasil enquanto exportador de mão-de-obra especializada em TI e também a capacidade do país, ainda pouco explorada, de formar novos profissionais no segmento".
Esses nùmeros bastante elevados sobre as perdas de mão-de-obra do Brasil, demonstram claramente que para o brasileiro é muito mais acessível e interessante trabalhar no exterior. Agora pode-se fazer uma pergunta : quanto o Brasil deixa de ganhar ao perder essa mão de obra?

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB