Dúvidas no Exterior

Posto algumas resposta para as principais duvidas daqueles que estão ou que vão para o exterior aqui respondidas:

Moro no exterior. Sou obrigado a votar? Tenho que justificar?

Resposta: Todo brasileiro maior de 18 anos está, pela lei, obrigado a votar, mesmo estando registrado no exterior. Além disso, a lei exige que você esteja em dia com suas obrigações eleitorais para poder exercer plenamente seus direitos civis (direito a solicitar passaporte, por

exemplo).

Estou morando no exterior. Sou obrigado a declarar imposto de renda?

Resposta: Sim. Todo cidadão brasileiro deve fazer declaração de imposto de renda, mesmo que esteja morando no exterior e mesmo que esteja isento. Se não o fizer poderá ter seu nº de CPF cancelado, o que lhe ocasionará problemas no futuro.

Perdi todo meu dinheiro, estou desempregado e quero voltar para o Brasil. O Consulado pode pagar minha passagem?

Resposta: Não há obrigação legal para que o Governo pague passagem de volta ao Brasil para brasileiros. No caso acima, você deverá procurar o Consulado brasileiro mais próximo, expor sua situação e preencher um formulário de pedido de repatriação, colocando todos os dados de contato com sua família, amigos e ex-empregadores. O Ministério das Relações Exteriores irá então contactar seus familiares e conhecidos e orientá-los a remeter-lhe a passagem de volta.

Como eu consigo um emprego lá fora?

O jeito é entrar num programa de operadoras especializadas. No site da Belta (belta.org.br), há uma lista delas. Essas empresas arrumam vagas com bastante facilidade (com destaque para as áreas de turismo e administração) e até intermediam os trâmites para a documentação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB