Obama autoriza entrada de até 80 mil refugiados em 2010

Washington, 30 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou ontem a entrada de até 80 mil refugiados no país para o ano fiscal 2010, a maioria deles da África e do sul da Ásia.
"A Administração Obama está comprometida com a manutenção de um robusto programa de admissão de refugiados, um componente importante e durável do esforço geral dos EUA em apoiar pessoas vulneráveis no mundo todo", afirmou a Casa Branca em comunicado.
Segundo a nota, perante a recessão econômica e seu impacto nos programas humanitários dos EUA, o Governo faz na atualidade uma "revisão profunda" do programa de refugiados com o objetivo de fortalecer o apoio às pessoas nessa condição e às comunidades onde se estabeleceram.
Obama autorizou um total de 35 mil refugiados provenientes do sul da Ásia e Oriente Médio, 15.500 da África, 17 mil do leste asiático, cinco mil da América Latina e Caribe e 2.500 da Europa e Ásia Central.
Também autorizou uma "reserva" de outros cinco mil refugiados sem uma categoria específica.
Para ser admitido como refugiado ou asilado, os estrangeiros precisam demonstrar que são vítimas de perseguição em seus países de origem ou que sua vida corre perigo caso sejam deportados.
Uma vez aceitos nos EUA, esses imigrantes podem solicitar a residência permanente após um ano contínuo vivendo em território americano.
Os EUA é um dos principais destinos de refugiados no mundo. A cada ano fiscal, após consultas com o Congresso, o presidente deve determinar o número total de pessoas que podem ser admitidas. Não existe um limite. EFE

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB