Negociação de crise em Honduras

A OEA (Organização dos Estados Americanos) afirmou neste domingo que aceita modificar o Acordo de San Jose (Acesse para informações: http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/texto065.shtml), proposto pelo mediador, o presidente da Costa Rica, Oscar Arias, para destravar o diálogo com o governo interino.

O acordo pleiteia, entre outros itens, a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya, condição que o governo de Roberto Micheletti rejeita.

Uma missão de representantes da OEA planeja chegar a Tegucigalpa na próxima quarta-feira (7), buscando meios e condições para que as partes no conflito dialoguem.

Micheletti afirma que o retorno de Zelaya ao poder não é negociável e que este deveria ser preso por supostamente violar a Constituição do país ao tentar abrir caminho para a sua reeleição.

Zelaya, que se refugia com a mulher e dezenas de aliados na Embaixada Brasileira em Tegucigalpa, cercada por militares e policiais, disse neste fim de semana que aceita modificações do acordo - mas alertou que não abre mão de sua restituição ao poder.

A OEA exige a restituição de Zelaya e a negociação tomará como ponto de partida o Acordo de San José. O presidente interino critica o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza por ser parcial na mediação da crise e já vetou uma missão anterior do órgão, em agosto, pela presença do mesmo - que teve que participar apenas como observador.


0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB