Taxação de capital estrangeiro: Entenda como isso pode afetar sua viagem.

Devido à valorização que o real vem tendo nas últimas semanas (ou até mesmo meses), saiu em alguns jornais como "O Estado de São Paulo" e "A Folha", que o governo pode taxar capital extrangeiro a curto prazo, afim de evitar ainda mais a valorização o real.

Essa medida visa taxar somente aquele capital (conhecido como especulativo) que fica no país para se aproveitar dos altos juros que o Brasil tem, pois é mais fácil o estrangeiro obter lucros aqui a ter que manter suas divisas nos EUA, por exemplo, onde o os juros são menores e, assim, seus lucros também serão.

Agora, o que isso pode afetar os brasileiros lá fora? A resposta é simples: Uma viagem que possa estar programada para daqui alguns meses pode sair mais cara, porque o dólar pode se valorizar e aumentar o custo da mesma.

Entretanto, para os brasileiros que já vivem em outros países, isso pode ser uma excelente notícia, pois os mesmos podem aumentar seus ganhos enviando dólares ao Brasil para transformá-los em reais. Sabemos que muitos ajudam suas famílias aqui e até mesmo mandam dinheiro para cá na intenção de realizar algum sonho, como a compra de uma casa, carro etc.

Na minha opinião, mesmo que o governo crie essa nova taxa, não creio que isso afete consideravelmente o câmbio, pois todos sabem da força que o país vem ganhando e a segurança que os investidores tem atualmente em investir aqui e, sendo assim, continuará entrando capital estrangeiro, mesmo que o volume seja um pouco menor. Porém, é melhor estar em alerta e ficar de olho nas cotações das moedas dos países em que se pretende viajar ou que já tem uma vida estabelecida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB