Itamaraty quer incentivar brasileiros no exterior a votar nas próximas eleições


O Ministério das Relações Exteriores quer incentivar a participação de brasileiros que vivem no exterior nas próximas eleições. Para o pleito de 2010 a ideia é aumentar em pelo menos 5% o número de eleitores, cerca de 135 mil pessoas de um total de 3 milhões de brasileiros emigrantes.
De acordo com a Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, vinculada ao Itamaraty, mesmo ilegais, os brasileiros que vivem em outros países, desde que em situação regular com a Justiça Eleitoral brasileira, poderão procurar o consulado mais próximo do seu domicílio para votar nas eleições para presidente da República em 2010.
“Temos uma parceria com o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para aumentar o número de eleitotores brasileiros no exterior. As estimativas mais atuais são muito baixas”, avaliou a representante da subsecretaria, a diplomata Adriana Telles Ribeiro, durante a 2ª Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior, dia 15, no Rio.
O jornalista Paulo de Souza, do site Nossa Gente, distribuído na Flórida, está interessado na iniciativa. Morando nos Estados Unidos há 10 anos, diz que manter os laços de cidadania com o Brasil é uma forma de “valorizar o país”.
Para sensibilizar os emigrantes quanto à importância da participação nas eleições, a estratégia do Itamaraty é usar os veículos de comunicação feitos por brasileiros no exterior como o site para o qual Paulo de Souza colabora. Para chegar até esses meios, o ministério fez um mapeamento, divulgado hoje. “Temos rádios de garimpo no Suriname, jornais publicados nos Estados Unidos e sites no Japão”, citou a diplomata.
Além disso, Adriana Telles disse que o governo discute formas para enfrentar os problemas que dificultam o voto pelos brasileiros residentes no exterior, como “o distanciamento dos imigrantes com a realidade brasileira”, o acesso aos consulados (localizados em poucas cidades) e o medo de alguns deles de ter a situação, quando irregular, denunciada às autoridades locais.
“Erroneamente, as pessoas associam o consulado à autoridade local. Jamais um consulado brasileiro denuncia ou serve aos interesses do país no qual o brasileiro está. Por isso, há necessidade de fazermos uma campanha de esclarecimento”, afirmou ela.
A diplomata também informou que está em estudo a possibilidade de os brasileiros que vivem no exterior votarem por meio do correio ou da internet.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB