EUA reformam o sistema de detenção de imigrantes e fecharão centros

WASHINGTON, EUA, 6 Out 2009 (AFP) - O governo americano anunciou nesta terça um amplo plano de reforma do sistema de detenção de imigrantes ilegais, que incluirá o fechamento de centros que foram alvo de denúncias de maus-tratos, informou a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.Depois de sete meses de revisão interna, em parte pelas denúncias de organizações de direitos humanos, o governo reavaliará os mais de 300 contratos que tem com empresas particulares que administram os centros de detenção.O departamento de Segurança Interna só controla diretamente 80 de todos esses contratos. A reforma também inclui melhorias nos serviços de saúde para os imigrantes ilegais.

A reforma nos EUA inclui possibilidade de abrigar imigrantes detidos em hotéis


Washington, 6 out (EFE).- O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje uma série de reformas no sistema de detenção de imigrantes pendentes de deportação que inclui a possibilidade de que muitos deles sejam hospedados em hotéis ou rastreados com braceletes eletrônicos.
Durante uma entrevista coletiva, tanto a secretária de Segurança Nacional americana, Janet Napolitano, como o diretor do Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE, na sigla em inglês), John Morton, explicaram que o objetivo das reformas será centralizar e melhorar a supervisão nas prisões e aperfeiçoar a segurança da população carcerária.
As reformas refletem as recomendações realizadas pela agora ex-chefe para política de detenções do Departamento de Segurança Nacional, Dora Schriro, que renunciou no mês passado após sete meses no cargo para ser comissária das prisões da cidade de Nova York.
Entre as possíveis alternativas à detenção para os imigrantes que não representam perigo estão os hotéis "modificados", "instalações residenciais" e o uso de braceletes eletrônicos para seu rastreamento.
"Estamos tratando de trabalhar bem e não é fácil", reconheceu Morton, ao aludir às críticas sobre o Departamento de Segurança Nacional americano (DHS, na sigla em inglês).
Grupos cívicos e humanitários, como a Anistia Internacional, denunciaram recentemente abusos cometidos contra detidos sob custódia do Governo americano, alguns dos quais morreram devido à precariedade ou falta de atendimento médico.
Sobre as alternativas para os estrangeiros detidos, Napolitano disse que estes serão confinados de acordo com o risco que representam.
Atualmente, o DHS mantém pouco mais de 370 mil imigrantes detidos em prisões locais, estaduais e federais.
Em 2008, o custo de manter os imigrantes ilegais presos foi de quase US$ 2 bilhões.
O ICE deve apresentar ao Congresso americano nas próximas semanas um plano detalhado sobre as alternativas de detenção cujo objetivo final é reduzir os custos do encarceramento dos imigrantes em trâmites de deportação, que na atualidade rondam os US$ 100 diários por detido.
Em agosto, o ICE anunciou o fechamento do centro de detenção T. Don Hutto, na região central do Texas, que abrigava famílias inteiras. EFE

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB