Coyote brasileiro preso na fronteira do Canadá pega cinco meses de prisão

O brasileiro Renato Soares de Almeida, 25, foi sentenciado a cinco meses de prisão. Ele foi apanhado na fronteira com o Canadá, quando tentava trazer outros três brasileiros para os Estados Unidos, em 19 de março último. Depois de cumprir a pena, Renato será deportado.

Segundo o The Vancouver Sun, os brasileiros tentavam entrar pelo país através do estado de Washington. Eram 9pm quando ele tropeçou em um sensor, próximo ao Rio Sumas, o que alertou os agentes da patrulha fronteiriça. A busca resultou na prisão de três homens e uma mulher, todos brasileiros que tentavam ingressar ilegalmente nos EUA.

Em abril último, Renato assumiu a culpa no esquema. Segundo o acusado, ele próprio devia $5,000 a um coiote conhecido como “Caio”, por ter sido atravessado. Para pagar a dívida, estava trazendo os outros brasileiros, os quais tomariam um táxi para entrar no país.

Segundo os documentos da corte, Renato conheceu o coiote canadense “Douglas” em um bar na região leste do Canadá. Douglas, por sua vez, colocou-o em contato com outro coiote, “Caio”.

Para Caio atravessar Renato ele pediu inicialmente a quantia de $1,000, e propôs que o débito restante fosse pago com o dinheiro ganho na travessia de outras pessoas. Por cada um dos brasileiros, Renato ganharia $500. A quantia seria abatida da dívida que ele tinha com Caio.

Fugindo da pobreza
Renato confessou ao ICE (agência de imigração americana) que a ‘viagem’ de 19 de março era a última para pagar a dívida. Em outras palavras, ele já havia atravessado outras pessoas antes da prisão. Ainda segundo o acusado, ele trabalhou para Caio durante dois meses antes de ser preso, mas disse que não o conhece pessoalmente.

Ainda de acordo com os registros da corte, Renato levava uma vida difícil no Brasil. Ele nasceu quando a mãe tinha apenas 13 anos de idade. Para escapar da pobreza, veio para os EUA. Alternou a morada durante 4 anos entre a Terra das Oportunidades e o Canadá. Em ambos os países realizou trabalhos na construção civil.

Nos últimos tempos estava trabalhando para um homem chamado “George”, de Vancouver, o qual desapareceu e levou junto o dinheiro que devia aos funcionários brasileiros. Por causa disso, Renato decidiu, no início deste ano, aceitar uma proposta de emprego no estado de Connecticut. Conheceu “Douglas” nesta época.

Falando através do advogado, o acusado disse que pretende se tornar um agricultor no Brasil.
Os asiáticos e sul-americanos são os que mais fazem travessias entre a província canadense de British Columbia e o estado de Washington. Segundo o website de Imigração e Cidadania do Canadá, os brasileiros que quiserem entrar no país precisam solicitar um visto de turista.

fonte: http://www.comunidadenews.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB