Brasileiros parecem "brotar" no exterior.

Sim, brasileiros estão em tudo que é lugar, é muito mais comum encontrar um conterrâneo em outro país do que imaginamos. Tive a certeza disso quando estive em Wehr, uma cidadezinha minúscula de 13 mil habitantes no sul da Alemanha, perto da fronteira com a Suíça e França.

Lá é um lugar que eu apostaria todo meu (pouco) dinheiro que não encontraria nenhum brasileiro além dos que já conhecia. Nesta cidade pacata, onde à noite simplesmente quase não passam pessoas na rua, mas extremamente organizada e segura, certo dia resolvi pegar um ônibus para ir até a cidade vizinha, um pouquinho maior, e numa conversa com uma das pessoas que estava me acompanhando, percebemos que tinha uma mulher olhando para gente constantemente, com traços típicos de brasileira, e nós ficamos em dúvida se realmente era, até que, quando ela foi descer, uma das pessoas que estava comigo perguntou se ela era realmente brasileira e, para nossa surpresa, ela disse que sim. Até que desceu surpresa também com a notícia porque nem ela esperava encontrar alguém lá do seu país.

Depois desse dia, nunca mais duvidei do dom que os brasileiros tem de "brotar" no exterior, se numa cidade que pode ser considerada a "roça alemã" encontramos brasileiros, vocês devem imaginar o que acontece nos grandes centros. Ou seja, se pensam que não vão encontrar brasileiros mesmo nas pequenas cidades, é melhor reverem seus conceitos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB