O governo japonês mantém programas de estímulo à formação, treinamento e pesquisa para brasileiros em diversas instituições do Japão. Os mais relevantes são o Programa Monbukagakusho de bolsas para pesquisa e graduação do governo do Japão e as bolsas para estudos e aperfeiçoamento profissional da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), organismo ligado ao Ministério de Negócios Estrangeiros do país.

Monbukagakusho Considerado o maior programa oficial do Japão na concessão de bolsas para estrangeiros, o Monbukagakusho tem seis modalidades básicas.

Entre outros pré-requisitos específicos de cada programa, todos são destinados a brasileiros que tenham bom domínio dos idiomas inglês ou japonês, já que os conteúdos são ministrados nessas línguas. A programação das Bolsas de Pesquisa exclui um curso de seis meses de japonês. Já as demais bolsas prevêem um curso de um ano de duração no qual os candidatos terão acesso a conteúdo preparatório conjuntamente com o curso de japonês.

A concessão das bolsas é feita a partir de processo seletivo dirigido pelas representações diplomáticas do Japão no Brasil. Os moradores de cada uma das regiões do País devem procurar a missão diplomática específica responsável por sua área para se inscrever no programa. O número de bolsas concedidas não é pré-determinado, pois depende do desempenho dos candidatos nas provas e da avaliação de documentos.


Retirado do arquivo do Jornal Negocio&Ação

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB