Governo de Honduras suspende insenção de visto para brasileiros


O governo interino de Honduras suspendeu a isenção de vistos para os brasileiros em resposta à medida do governo brasileiro de exigir visto dos hondurenhos. A decisão de Brasília foi um protesto contra a deposição do presidente eleito de Honduras, Manuel Zelaya.
"Em aplicação ao princípio de estrita reciprocidade, (o governo interino) decidiu suspender os acordos sobre isenção de vistos em passaportes comuns, diplomáticos ou de serviço", com o Brasil, diz um comunicado emitido pela chancelaria hondurenha neste domingo.
O Itamaraty anunciou na quinta-feira a suspensão temporária do acordo de isenção de vistos com Honduras, em uma tentativa de intensificar a pressão para a assinatura do acordo de San José, que prevê a restituição de Zelaya ao poder.
As novas medidas do governo brasileiro foram anunciadas no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão de uma série de programas de auxílio a Honduras. Isso significa que o país deve deixar de receber mais de US$ 200 milhões em ajuda americana, representando o golpe mais forte sofrido pelo governo liderado por Roberto Micheletti desde que Manuel Zelaya foi deposto.

Mais informações: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/09/090906_hondurasvisto_ba.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB