Espanha usará radares contra imigrantes ilegais

O governo espanhol anunciou hoje que vai instalar uma rede de radares, sensores e câmeras no litoral sul do país para tentar interceptar os milhares de imigrantes clandestinos que anualmente chegam a suas praias. O projeto, avaliado em US$ 141 milhões, é o primeiro desse tipo na Europa. Quando sua instalação estiver concluída, em dois anos, a rede vai vigiar dia e noite 110 quilômetros do litoral próximo ao Marrocos.

No estreito de Gibraltar, a distância entre os dois países é de apenas 14 quilômetros, o que faz dali uma importante porta de entrada da África para a Europa. "O sistema vai permitir não só o controle efetivo da nossa fronteira marítima na detecção do tráfico de imigrantes, mas será também uma ferramenta eficiente contra o contrabando, o crime organizado, o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro", disse o governo em nota oficial.

A Espanha é um dos países mais ativos da União Européia no combate à imigração clandestina. Ao apresentar o novo projeto, na cidade de Algeciras (à beira do estreito de Gibraltar), o ministro do Interior, Angel Acebes, disse que desde o começo do ano a Espanha conseguiu encontrar e expulsar mais de 12 mil imigrantes.

Desde 2000 a Guarda Civil já resgatou 730 pessoas no estreito. Organizações humanitárias dizem que milhares de pessoas morrem tentando fazer a travessia. No começo deste mês, 13 corpos deram à praia em Tarifa, também no sul da Espanha. Segundo sobreviventes, eles foram obrigados a saltar ao mar pelos organizadores da viagem, que temiam ser presos. Na terça-feira, a polícia das ilhas Canárias, outra rota importante do tráfico humano, interceptou 93 imigrantes clandestinos que haviam chegado ao litoral.


Fonte: Terra Imigração

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB