Cai o número de vistos para estrangeiros nos EUA


O número de requisições para o visto de trabalho que permite aos estrangeiros trabalhar legalmente nos EUA, também conhecido como H-1B, caiu em 2009. Esses vistos são importantes para que os empregadores possam contratar pessoas qualificadas para determinados trabalhos que não são encontradas no país. O número de vistos caiu de 65.000 para 45.000 no ano de 2009. As empresas de biotecnologia de energias renováveis tiveram um crescimento considerável nessa década, tendo uma grande demanda na procura de novos funcionários qualificados pedindo mais vistos com mais antecedência e rapidez. Porém esse ano, o quadro foi um pouco diferente. Houve uma grande redução nesses pedidos por causa da economia. Para muitos brasileiros esta é mais uma indicação de que o “país dos sonhos” não é mais a grande saída para uma vida melhor. Além da redução de procura por pessoas mais qualificadas, aqueles que entraram no país ilegalmente estão sofrendo um forte arrocho pelo sistema de imigração. A esperada reforma imigratória parece ter uma prioridade secundária nos planos do atual presidente Obama.
Sendo assim, para os brasileiros e imigrantes de outros países, as possibilidades de trabalhar nos EUA será cada vez menor.

3 comentários:

Romário disse...

Pois é, com essa tal crise econômica eles estão seguindo a lógica e priorizando a mão de obra materna. E não é de hoje que os destinos procurados estão sendo mais Canadá, Austrália, etc.

Yves Berbert disse...

Eu só espero conseguir o meu visto quando for tirar pra fazer meu intercâmbio...

Mariana Silveira disse...

Tem até alguns colegas da gente de curso que tentaram o visto de estudante para ir aos EUA esse ano e não conseguiram. E sem dúvida, o norte da américa é objetivo para muitos de nós. É chato perceber que está cada vez mais difícil.

Postar um comentário

 
©2009 Sotaque Brasil | by TNB